18º G.E Aldrin Barbosa

Aperto de Mão

Aperto de mão escoteiro


Existem inúmeras explicações para o uso do aperto de mão esquerda “canhota” pelos escoteiros, aqui transcrevemos é a que mais se aproxima da sua verdadeira origem.

“…Em 1893, B-P. foi enviado numa expedição à colônia britânica da Costa do Ouro (África Ocidental), para pacificar os Ashantis, fazer cumprir o tratado de 1874 e pôr a termo ao contrabando de escravos. Quando da queda do Kamussi, um dos chefes, Prempeh veio ao encontro de B-P. e estendeu-lhe a mão esquerda. B-P. estendeu-lhe a mão direita, mas o Chefe disse-lhe: “Não, no meu país, ao mais bravo entre os bravos cumprimenta-se com a mão esquerda”. B-P. reparou que, enquanto o chefe lhe estendia a mão esquerda, levantava a direita aberta, por cima da cabeça, o que significava que era um amigo leal, pois a mão utilizada normalmente para segurar a arma estava vazia. A mão esquerda também era a mão que segurava no escudo e quando um guerreiro cumprimentava com a mão esquerda tinha que afastar o escudo, ficando, portanto, desprotegido. Este também era um sinal de confiança e de lealdade para com a pessoa que se estava a cumprimentar. O aperto de mão com a mão esquerda demonstra algo ainda mais nobre, o desejo dos homens acreditarem uns nos outros! Os escoteiros cumprimentam-se apertando a mão esquerda,”

Já o entrelaçar dos dedos mindinhos alguns dizem que é invenção brasileira,  porque somos uns dos poucos paises  que o utiliza. Na época da 2ª Guerra Mundial, Hitler acabou com o Escotismo na Alemanha e criou a Juventude Hiterlista para  servir apenas aos seus propósitos. Apesar da proibição, os escoteiros passaram para a clandestinidade e criaram o entrelaçar de dedos para se identificar naquela época de repressão.
O que foi copiado no Brasil, pelo Dr. Mário Sérgio Cardim da A.B.E., pois aqui o Escotismo também foi encampado pelo governo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s